PIB de Minas Gerais supera R$ 1 trilhão pela primeira vez na história

Recorde é motivado pelo crescimento em todas as atividades econômicas no último ano

14 de março de 2024 às 8h00
Atualizada em 14 de março de 2024 às 16h02

img
Governo de Minas apresenta dados do PIB mineiro durante coletiva na Cidade Administrativa | Crédito: Rodrigo Moinhos / Diário do Comércio

O governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo), anunciou, nesta quinta-feira (14), o Produto Interno Bruto (PIB) de Minas Gerais em 2023 que, pela primeira vez na história do Estado, supera a marca de R$ 1,028 trilhão.

Impulsionada pelo crescimento em todas as atividades econômicas no último ano, Minas Gerais registrou avanço real de 3,1% na geração de riquezas frente a 2022. Apresentaram os dados o governador e o vice-governador, Professor Mateus (Novo), com a Fundação João Pinheiro (FJP), responsável pelo estudo.

Zema comemora os resultados. “Sair do ‘bi’ para o ‘tri’ é uma marca extremamente relevante para o nosso Estado, e está de acordo com o que sempre falamos. É preciso melhorar a saúde, a educação, a segurança e a infraestrutura, mas o mineiro quer também ter emprego e melhoria na renda. E a economia indo bem completa este quadro”.

Agropecuária foi o setor que mais cresceu em Minas Gerais

De acordo com os dados da FJP, em 2023, a Agropecuária foi o setor que mais cresceu percentualmente (11,5%), seguida da Indústria (3,1%) e Serviços (2,2%).

O desempenho de Minas Gerais ficou acima da média do País, que foi de 2,9%. No ano passado, a fatia mineira no PIB nacional fechou em 9,5%, o que coloca o Estado em terceiro lugar entre todos os outros, atrás apenas de São Paulo e Rio de Janeiro.

Projeções da Fiemg se concretizam

A Federação da Indústria do Estado de Minas Gerais (Fiemg) comemorou os resultados do PIB. De acordo com o economista-chefe da entidade, João Pio, os números já haviam sido projetados com antecedência pela Federação. Segundo ele, a consistência nas previsões é fundamental para proporcionar maior previsibilidade aos empresários, principalmente aos do setor industrial, que, frequentemente, enfrentam um cenário de incertezas.

Ele também ressaltou o bom desempenho da economia mineira no decorrer do ano passado. ‘’O Estado tem se destacado por um crescimento econômico superior ao registrado nacionalmente, em grande parte devido ao excelente desempenho do setor industrial. Destaca-se, especialmente, o bom desempenho da indústria extrativa, que cresceu 7,6%, bem como o da indústria de transformação, que avançou 1,2% no Estado, enquanto apresentou uma queda de 1,3% no país”, afirmou. 

Facebook LinkedIn Twitter YouTube Instagram Telegram

Siga-nos nas redes sociais

Comentários

[contact-form-7 id="221848" title="Newsletter"]
Facebook LinkedIn Twitter YouTube Instagram Telegram

Siga-nos nas redes sociais

Fique por dentro!
Cadastre-se e receba os nossos principais conteúdos por e-mail
[contact-form-7 id="71f61a4" title="Newsletter Lateral"]